Nos dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2017, foram realizadas atividades nos laboratório Multidisciplinar, laboratório de Zoologia e uma caminhada na trilha ecológica do Jardim Botânico da UEG, com os alunos do 7° ano e 9º do colégio Juscelino Kubistchek.
No dia 31 de maio, os bolsistas foram orientados para apresentar aos alunos do ensino fundamental os animais do Cerrado utilizando os laboratórios Multidisciplinares e de Zoologia do Curso de Ciências Biológicas. Pensamos numa exposição seguindo a origem evolutiva de cada grupo, de protozoários aos mamíferos, no entanto sem mencionar isso aos alunos. Assim, organizamos uma aula demonstrativa que envolveu os seguintes grupos e atividades: a) protozoários (visualização no microscópio); b) artrópodes (morfologia e diversidade de aranhas, escorpiões e insetos) com destaque para o dimorfismo sexual das aranhas; c) anfíbios (características e importância ecológica); d) répteis (lagartos e serpentes) com ênfase nas diferenças entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas; e) aves (características das aves, visualização da estrutura das penas na lupoa e tipos de ovos); f) mamíferos voadores (morcegos); g) mamíferos não voadores (jaguatirica, tamanduá-mirim e cachorro-do-mato). Os protozoários foram coletados em água residual de plantas (bromélias e cana-de-açúcar) e os demais animais fazem parte do acervo didático/científico do laboratório de Zoologia. (Me. Reile Ferreira Rossi)
No Laboratório Multidisciplinar dia 1 de junho sob o acompanhamento da professora Flávia Assunção Santana coordenadora dos Laboratórios, os bolsistas do PIBID falaram sobre as partes constituintes do microscópio óptico e suas partes constituintes. Em seguida os alunos puderam visualizar lâminas de cortes histológicos de célula animal e vegetal, esta última por sua vez foi prepara pelas bolsistas minutos antes da visita para que os alunos pudessem visualizar os estômatos. Para isso, foi utilizada a planta tradescantia que possui fácil visualização de seus estômatos e parede célula. No laboratório de Zoologia foram apresentados alguns animais invertebrados seguindo a linha evolutiva das espécies desde protozoários até os insetos dando ênfase no Bioma Cerrado.
O segundo momento da visita foi realizado no Jardim Botânico onde os bolsistas realizaram a trilha ecológica, durante o percurso da trilha os alunos puderam conhecer 24 espécies de árvores presentes no Bioma Cerrado e seus aspectos como importância ecológica e econômica para nosso país.
“A experiência como bolsista durante este tipo de prática, é interessante como uma preparação para futuro planejamento e realização aulas de campo, objetivando aulas mais dinâmicas e menos cansativas. É muito interessante citar também que essa “preparação” é importante para ressaltar também as dificuldades que são enfrentadas por professores ao saírem da rotina. Desta forma, a experiência adquirida durante estes momentos, atuam como forma de conscientizar a respeito da realidade do futuro campo de atuação, ressaltando tanto os pontos positivos quanto negativos”. Comenta o bolsista Talles Barcelos.
A atividade como todo foi muito boa, já que os alunos estavam interessados no tema, fizeram perguntas e estavam a par do assunto. Eles nos ajudaram muito na trilha, cooperaram com a limpeza do herbário e demonstraram curiosidade sobre vários temas apresentados. Relata a sua experiência como bolsista voluntária Pietra Aline.
A visita realizada pelos alunos do colégio JK foi um momento de muito aprendizado e interação entre nós bolsistas e os estudantes do ensino básico. É importante esse vinculo que a Universidade tem com as Instituições de Ensino Básico, pois em momentos como esse podemos passar um pouco de conhecimento para esses alunos e de certa forma também aprendemos com eles. Comenta a bolsista Tais Carvalho.
O trabalho realizado no dia 31 de maio me trouxe uma nova experiência com a área educacional, pois até o então momento só havia trabalhado com estudantes do ensino médio, tive que adaptar a forma de transmitir o conhecimento que eu tenho para uma forma mais simplista para facilitar o aprendizado dos alunos de ensino fundamental, também notei que os alunos demonstraram enorme curiosidade sobre a fauna e flora do cerrado, e acredito que conseguimos esclarecera grande maioria das dúvidas apresentadas. “ Kenned Fellype”
Importante ressaltar que as atividades realizadas pelos bolsistas foram direcionadas a uma escola diferente da que estão vinculados no programa PIBID, assim como o nível de ensino (Fundamental), deste modo é possível que eles vivenciem novas experiências e incorporem isto as suas habilidades e competências durante sua formação como futuros docentes. (Raoni Ribeiro Guedes Fonseca Costa).