As atividades dos Pibidianos do curso de Ciências Biológicas no mês de março foram voltadas para o tema: Higiene Pessoal. O tema faz parte do conteúdo trabalhado na escola Dr. Onério Pereira Vieira com os alunos do 2ª ano do ensino médio, em que o professor Reile Ferreira Rossi é supervisor deste projeto. Esta atividade também marcou o início da participação do professor Raoni Ribeiro Guedes Fonseca Costa como coordenador de área do subprojeto PIBID.
Os bolsistas dividiram o tema em etapas, a primeira delas ocorreu após o conteúdo teórico ter sido trabalhado pelo professor regente, foi realizada por meio de aula musicada utilizando a música do Castelo Ra-Tim-Bum, “Lavar as Mãos”. Esta é uma ferramenta importante para o processo ensino-aprendizagem, vários pesquisadores consideram a música como uma modalidade que auxilia no desenvolvimento da mente humana, traz equilíbrio, promove o bem-estar, aumenta a concentração e a capacidade de raciocínio, comenta o professor Raoni.
Resultados estes verificados pelos bolsistas conforme comentário da acadêmica Ana Cláudia: “observamos na aula musicada, que os alunos interagiram e memorizaram melhor o conteúdo, reforçando o que já havia sido tratado na aula teórica”.
As etapas seguintes foram realizadas por meio da aula prática de microbiologia, que teve o objetivo de demostrar a grande quantidade de microrganismos existentes no ambiente e no corpo humano e reforçando a ideia da importância da higiene pessoal. Os bolsistas prepararam meios de cultura generalistas (ágar base) em placas de Petri, este material foi levado até a escolas e foram expostos a saliva, e ao toque das mãos dos alunos dos segundos anos D e F, do colégio supramencionado deixando uma das placas como controle (sem exposição). De acordo com o Bolsista Kennedy, esta prática fez com que os alunos ficassem ansiosos para ver os resultados. E a curiosidade é um ponto chave no processo ensino-aprendizado, enfatiza o professor Raoni. “É a partir dos questionamentos que se constrói o conhecimento e seus conceitos. É quando o aluno passa a ser o sujeito da pesquisa que o aprendizado se torna significativo”.
Após a coleta das amostras o material foi levado ao laboratório multidisciplinar da UEG Campus Quirinópolis onde foi armazenado em estufa de crescimento bacteriano por 96 horas, tendo cada etapa de 24h registrada para demonstrar o crescimento bacteriano e fúngico. Posteriormente foi preparado pelos bolsistas uma apresentação em slides, que tratava sobre os microrganismos e sua importância para a saúde. Os slides foram apresentados como aula expositiva dialogada e na última etapa o material microbiológico foi levado para a escola e apresentado para os alunos, onde foi possível demonstrar as colônias de bactérias e fundos e utilizando microscopia e lâminas fixadas com o corante fucsina os alunos puderam observas bacilos e cocos na amostra.
“Os alunos ficaram assustados com a quantidade de colônias de bactérias e fungos na amostra de saliva” comenta o acadêmico bolsista Lucas. Os acadêmicos Talles, Tais e Larissa enfatizaram a importância da prática como complementação da aula teórica, destacando que ao observar a existência dos microrganismos (placas de Petri e Microscopia) estes puderam melhor conceituar e entender a teoria, considerando que é muito difícil se discutir o que não se vê. A atividade prática possibilita esta observação e também o melhor entendimento do conteúdo o tornando mais concreto, complementa o professor Reile. Além disso, PIBID contribui de forma excepcional na formação dos alunos de licenciatura para sua formação como futuros docentes, uma vez que, a vivencia e atividades na escola aos poucos deixam os bolsistas mais preparados para esta profissão, fazendo com que o bolsista se torne reflexivo sobre suas atividades.
Fotos retratam as atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID do curso de Ciências Biológicas no Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira, sob a orientação dos Professores Reile Ferreira Rossi (Supervisor do PIBID) e Raoni Ribeiro G. Fonseca Costa (Coordenador de área do PIBID do Curso de Ciências Biológicas).